TESS Descobre Exoplaneta Onde 1 Ano Dura Pouco Mais Que Meio Dia Terrestre

Os astrônomos continuam descobrindo exoplanetas espalhados pela nossa galáxia, e isso é muito interessante, pois a diversidade planetária só vai aumentando.

O recém-descoberto exoplaneta, chamado de TOI-1685b é um caso a mais para enriquecer a vasta biblioteca de mundos já descobertos pelos astrônomos. Esse exoplaneta foi descoberto orbitando uma estrela do tipo anã vermelha a cerca de 122 anos-luz de distância da Terra. Esse exoplaneta está tão perto da sua estrela que um ano nesse planeta dura, 0.67 dias terrestres. Isso mesmo, o planeta leva pouco mais de meio dia terrestre para dar uma volta ao redor da sua estrela.

As estrelas anãs vermelhas, também conhecidas como anãs do Tipo M, são muito menores em diâmetro que o nosso Sol, mas a grande proximidade do TOI-1685b da sua estrela, a TOI-1685, faz com ele seja um mundo totalmente torrado. A equipe de astrônomos que descobriu o exoplaneta estima que a temperatura na sua superfície é de cerca de 796 graus Celsius.

Os pesquisadores, liderados por Paz Bluhm, da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, registraram o TOI-1685b pela primeira vez em observações feitas pela sonda TESS da NASA.

A TESS notou que ao passar na frente da sua estrela, a TOI-1685, ocorria uma pequena queda no brilho da estrela, indicando o planeta transitando a estrela. Bluhm e seus colegas então confirmaram a existência do planeta usando dados registrados pelo espectrógrafo CARMENES que fica instalado no telescópio de 3.5 metros de diâmetro no Observatório de Calar Alto na Espanha. CARMENES é uma sigla para Calar Alto high-Resolution Search for M dwarfs with Exo-earths with Near-infrared and optical Echelle spectrographs.

O CARMENES caça por planetas usando a técnica da velocidade radial, ou método Doppler, procurando por uma pequena variação no movimento da estrela causado pela força gravitacional do planeta ao seu redor.

Os dados combinados permitiram que a equipe determinasse que o TOI-1685b é uma super-Terra, com cerca de 1.7 vezes o tamanho da Terra, e uma massa 3.8 vezes maior que a do nosso planeta. Isso resulta numa densidade de 4.2 g/cm^3, fazendo do TOI-1685b o planeta menos denso de período ultracurto orbitando ao redor de uma anão do Tipo M até o momento.

Só para se ter uma ideia de comparação a densidade da Terra, média, é de 5.5 g/cm^3.

O TOI-1685b devido a todas as suas características é um excelente candidato a observações subsequentes a serem feitas com outros instrumentos. O TOI-1685b é similar a outro planeta recém-descoberto também usando a TESS e o CARMENES, o Gliese 486b.

Bluhm e sua equipe também viram outro sinal no dado obtido pelo CARMENES da estrela TOI-1685, que poderia indicar a presença de um segundo planeta no sistema orbitando a estrela a cada nove dias. Caso esse segundo exoplaneta exista, ele não transita a estrela, já que a TESS não detectou nenhum sinal do planeta passando na frente da estrela.

Fonte:

https://www.livescience.com/super-earth-alien-planet-toi-1685b.html

https://arxiv.org/pdf/2103.01016.pdf

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.