fbpx
29 de fevereiro de 2024

Imagem Mostra o Terreno Ondulado do Hemisfério Sul do Asteroide Vesta

Essa imagem do asteroide Vesta feita pela câmera de enquadramento da sonda Dawn da NASA mostra uma parte do terreno ondulado localizado no hemisfério sul do asteroide. Esse terreno ondulado consiste de colinas e depressões lineares e curvas, que podem ser vistas com maior facilidade no lado direito da imagem. Muitas ondulações estreitas e lineares cortam o terreno em várias direções. Existem algumas crateras, com menos de um quilômetro de diâmetro que aparecem com maior proeminência na parte inferior da imagem. Essas crateras possuem material brilhante além de possuírem material brilhante também ao seu redor. Nessa imagem pode-se notar que existem menos crateras do que em imagens feitas do hemisfério norte do asteroide. Isso era esperado pois sabe-se que o hemisfério norte do Vesta tem muito mais cratera do que o hemisfério sul.

A imagem acima está localizada no quadrante Urbinia do Vesta e o centro da imagem localiza-se nas coordenadas 63.0 graus de latitude sul e 332.2 graus de longitude leste. A sonda Dawn da NASA obteve essa imagem no dia 25 de Outubro de 2011, no momento da imagem a sonda estava a uma distância de aproximadamente 700 quilômetros do asteroide e a imagem tem uma resolução de 70 metros por pixel. Essa imagem foi adquirida ainda na fase HAMO (High Altitude Mapping Orbit) da missão da Dawn em Vesta.

Fonte:

http://dawn.jpl.nasa.gov/multimedia/imageoftheday/image.asp?date=20120201

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo