fbpx
25 de fevereiro de 2024

Imagem Mostra o Terreno Repleto de Crateras Na Região Equatorial do Asteroide Vesta

A imagem acima foi adquirida pela câmera de enquadramento da sonda Dawn da NASA e mostra o terreno repleto de crateras localizado na região equatorial do asteroide. As crateras aparecem numa grande variedade de formas e tamanhos, incluindo crateras degradas, algumas quase que não podem ser vistas devido ao avançado estágio de degradação. Geralmente pode-se assumir que as crateras com melhor aparência e mais bem definidas são mais jovens do que as crateras já altamente degradas que seriam, portanto, mais antigas. Uma cratera de aproximadamente 7 quilômetros de diâmetro um pouco deslocada do centro da imagem, possui algum material escuro escorregando de seu anel em direção ao seu interior. Pode-se ver na imagem muitas ondulações estreitas e lineares cruzando de forma diagonal a imagem. Essas ondulações tem menos de um quilômetro de largura.

A imagem acima está localizada no quadrante Lucaria Tholus do asteroide Vesta e o seu centro está localizado em 10.1 graus de latitude norte e 94.1 graus de longitude leste. A sonda Dawn da NASA obteve essa imagem no dia 23 de Outubro de 2011, no momento da imagem a sonda estava a uma distância de 700 quilômetros da superfície do asteroide e a imagem tem uma resolução de 70 metros por pixel. Essa imagem foi adquirida ainda na fase HAMO (High Altitude Mapping Orbit) da missão da Dawn no Vesta.

Fonte:

http://dawn.jpl.nasa.gov/multimedia/imageoftheday/image.asp?date=20120131 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo