fbpx

Téofanes, o Grego É Homenageado em Mercúrio

teofanes_mercurio

observatory_150105A imagem acima mostra a cratera Téofanes, que originalmente foi mapeada pela sonda Mariner 10. Essa cratera recebeu esse nome em homenagem ao iconógrafo bizantino conhecido como Theophanes o Grego. Apesar de ter nascido em Constantinopla, a capital do Império Bizantino, por volta de 1340 dC, Téofanes passou a maior parte da sua vida na Rússia para onde se mudou em 1370 dC. Foi na Rússia que ele ganhou notoriedade como um importante pintor. Algumas de suas mais importantes obras incluem Nossa Senhora de Don e a Transfiguração de Cristo. Ele também é conhecido como sendo o professor e o mentor do grande pintor medieval russo Andrei Rublev, que também é homenageado em Mercúrio com a cratera Rublev.

A imagem acima foi obtida como parte da campanha de imageamento de observações planejadas de alta resolução. As observações planejadas de alta resolução são imagens feitas de pequenas áreas da superfície de Mercúrio com resoluções muito maiores que os 200 metros por pixel usados para as imagens obtidas para a construção do mapa base morfológico. Não é possível cobrir toda a superfície de Mercúrio com essa alta resolução, mas tipicamente algumas áreas de alto interesse científico são imageadas nesse modo a cada semana.

rublev_mercurio

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1107

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo