Tempestades em Saturno Geram Ventos de 1000km/h

Os ventos de Saturno estão entre os mais poderosos do Sistema Sola, onde super tempestades podem produzir ventos com velocidades de milhares de quilômetros por hora (aproximadamente três vezes mais rápidos do que os ventos equatoriais de Júpiter).

As tempestades de Saturno se originam tanto no hemisfério norte como no sul, mas as maiores velocidades ocorrem na altura do equador saturniano. Furacões podem começar com massas de nuvens que tem aproximadamente o tamanho da Terra. À medida que as tempestades crescem não incomum que elas atinjam o espetacular tamanho equivalente a trinta Terras.

Do mesmo jeito que em Vênus, Saturno tem um vortex bem desenvolvido de nuvens em forma de redemoinho em cada pólo, feições essas que foram bem documentadas pela missão Cassini. Bandas de nuvens circulam o planeta. O maior redemoinho que atinge o planeta é uma feição típica de um furacão com uma massa de gás de 3000 quilômetros de comprimento.

Fonte:

http://www.stumbleupon.com/su/4j2E8H/www.dailygalaxy.com/my_weblog/2010/07/image-of-the-day-violent-storms-of-saturn-.html/r:t

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.