A Tempestade Solar Em Mercúrio

Veja o efeito do clima espacial acontecendo. A recente tempestade solar teve um efeito grande sobre as imagens adquiridas de Mercúrio pela sonda MESSENGER. Na imagem acima, por exemplo, é possível ver listras brilhantes e chuviscos, com a superfície do planeta Mercúrio aparecendo de forma apagada atrás desses efeitos. Essas listras e outros ruídos são causados pelas partículas energéticas do Sol atingindo o dispositivo CCD da câmera da sonda MESSENGER. Enquanto que imagens como essa são excelentes para ilustrar o poderio do evento solar, as imagens adquiridas nesse período não tem valor nenhum no estudo do planeta e serão trocadas por novas imagens adquiridas posteriormente durante a missão.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=777

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.