fbpx

Tempestade de Inverno Através dos EUA É Registrada a Noite Pelo Satélite NPP Suomi

neve_eua_viirs

observatory_150105No final do mês de Fevereiro de 2013, uma grande tempestade atravessou o continente norte-americano, fazendo nevar desde o Colorado até à região dos Grandes Lagos. O National Weather Service relatou um total de cinco a oito polegadas de neve em muitas partes das Planícies Centrais e no Vale Superior do Rio Mississippi. Algumas partes das Planícies Centrais experimentaram uma taxa de neve caindo do céu superior a quatro polegadas por hora, juntamente com uma nevasca.

O instrumento conhecido como Visible Infrared Imaging Radiometer Suite, ou VIIRS, montado no satélite Suomi NPP capturou essa visão noturna às 1:55 CST, do dia 23 de Fevereiro de 2013. Essa imagem foi feita pela banda de dia e noite do VIIRS que detecta a luz em uma grande variação de comprimentos de onda indo do verde ao infravermelho próximo. A banda de dia e noite toma vantagem com a iluminação da Lua, e com o brilho das estrelas para iluminar o terreno e usa técnicas de filtragem para observar os sinais provenientes das luzes das cidades e da cobertura de neve. Na noite em que a imagem acima foi feita a Lua estava quase cheia o que proporcionou uma visão clara das feições de interesse.

As luzes das cidades brilham na imagem como se fossem aglomerados estelares contra um fundo preto e cinza. A neve aparece com uma tonalidade cinza intermediária, e se espalha do norte do Texas até o estado de Dakota, e das Montanhas Rochosas até Chicago. Quando o VIIRS adquiriu essa imagem, a neve cobria múltiplos estados e era uma neve acumulada já da noite anterior.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2458.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .