fbpx

Telescópio Maior Que A Terra Mostra Detalhes de Jatos de Buraco Negro – Space Today TV Ep.1179

Ainda não, ainda não é a imagem do buraco negro. Eu sei, todos estamos ansiosos para isso, mas ainda não está pronto.

Como eu já falei aqui, enquanto a imagem não fica pronta, continuamos estudando os buracos negros e tentando entender cada vez mais e melhor suas estruturas.

Eu já falei e mostrei aqui dezenas de vezes, que alguns buracos negros supermassivos no interior de galáxias emitem jatos de partículas, em velocidades próximas da da luz.

Esses jatos são formados teoricamente na ergosfera dos buracos negros e por parte da matéria que não cai no buraco negro, mas que é aquecida e acelerada.

Embora os astrônomos entendam relativamente os jatos, existe uma grande dificuldade em estudá-los, pois, é muito difícil fazer imagens desses jatos no ponto onde se originam. Sem essas imagens os modelos ficam sem algo para serem comparados.

Mas agora num esforço internacional, parecido com o do Telescópio do Horizonte de Eventos que pretende nos apresentar logo a imagem do nosso buraco negro, pesquisadores de 8 países se reuniram para fazer imagens de alta resolução do buraco negro no centro da galáxia NGC 1275.

A NGC 1275 está localizada a 230 milhões de anos-luz de distância da Terra, e os pesquisadores conseguiram examinar seus jatos a uma distância equivalente a poucos buracos negros de diâmetro, ou 12 dias luz de distância do centro do buraco negro, o que é realmente impressionante.

As imagens detalhadas só foram possíveis graças à combinação de um rádio-telescópio de 10 metros que está na órbita da Terra com cerca de 20 rádio-telescópios em Terra.

A técnica usada foi a de interferometria, e quando isso aconteceu, era como se os pesquisadores estivesse usando um rádio-telescópio com 350 mil quilômetros de diâmetro, ou seja, uma antena que teria o diâmetro aproximado equivalente à distância da Terra até a Lua.

O nome dado para essa combinação foi de RadioAstron, e ele se transformou no instrumento de maior resolução angular da história da astronomia.

Com tudo isso, ao observar o buraco negro no centro da galáxia, os astrônomos conseguiram resultados mmuito interessantes.

A largura dos jatos é bem maior do que eles esperavam encontrar com base nos modelos teóricos.

Nos modelos os jatos são lançados da chamada ergosfera, o envelope que envolve o buraco negro.

Os resultados foram tão impressionantes que conseguiram separar partes dos jatos que emanam da ergosfera e parte que emana do disco de acreção, que é uma região externa a ergosfera.

Isso dá uma nova ideia de como os próximos modelos de jatos relativísticos devem ser desenvolvidos.

Outro resultado interessante é que a estrutura do jato da NGC 1275 se difere do jato da M87, o único até então estudado com um determinado detalhe. O jato da NGC 1275 começou a se formar novamente a décadas atrás e está em processo de formação isso é importante pois pode-se seguir esse crescimento inicial dos jatos.

como eu falei, embora a imagem do buraco negro ainda não esteja pronta e disponível, os pesquisadores não param e a cada dia conseguem entender mais e melhor estruturas importantes dos objetos mais intrigantes do universo.

continuamos no aguardo da foto.

Fonte:

https://phys.org/news/2018-04-telescope-larger-earth-image-black.html

Artigo:

https://www.slideshare.net/sacani/a-wide-and-collimated-radio-jet-in-3c84-on-the-scale-of-a-few-hundred-gravitational-radii

Padrim do Space Today Para a Volta das Lives!!!

https://www.padrim.com.br/spacetoday

Seja meu Patrão:

http://www.patreon.com/spacetoday

=====================================================

Seja um apoiador do Space Today:

https://apoia.se/spacetoday

=====================================================

Conheça a Agência Marcos Pontes e torne o seu sonho de conhecer o ESO em realidade:

http://www.agenciamarcospontes.com.br

http://www.agenciamarcospontes.com.br/visita-observatorios-telescopios-eso-atacama-viagem.php

=====================================================

Seja meu Patrão:

http://www.patreon.com/spacetoday

=====================================================

Apoio e apresentação:

http://deviante.com.br

A nova casa do SciCast

=====================================================

Science Vlogs Brasil:

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/featured

http://scienceblogs.com.br/sciencevlogs/

https://www.youtube.com/channel/UCqiD87j08pe5NYPZ-ncZw2w/channels?view=60

=====================================================

Meus contatos:

BLOG: https://spacetoday.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/spacetoday

TWITTER: http://twitter.com/spacetoday

YOUTUBE: http://www.youtube.com/spacetodaytv

Obrigado pela audiência e boa diversão!!!

=====================================================

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.