fbpx

Telescópio Keck Visualiza Um Proto Exoplaneta Jovem Ainda Em Seu Casulo


Nessa quarta-feira, dia 19 de Outubro de 2011, os cientistas usaram o maravilhoso poder dos telescópios gêmeos de 10 metros Keck para registrar o sinal infravermelho de um jovem exoplaneta que orbita a estrela LkCa 15. O exoplaneta, denominado de LkCa 15 b, é o mais jovem mundo fora do Sistema Solar imageado de forma direta.

Contudo, o sinal infravermelho mostrou um objeto difuso dentro de uma claro disco de transição de poeira. Os discos de transição são pensados como o estágio final da formação dos planetas, à medida que a poeira no disco protoplanetário começa a desaparecer deixando para trás um sistema de novos mundos.

A espetacular impressão artística mostrada acima do sistema solar LkCa 15, foi criada por Karen Teramura do Instituo de Astronomia na Universidade do Havaí. Nesse imagem conceito, o planeta é visto arrastando uma nuvem de poeira e gás com ele. Essas seria a nuvem que o Keck registrou, com um mundo bebê ainda se formando em seu casulo natal.

Fonte:

http://news.discovery.com/space/big-pic-baby-exoplanet-keck-art-111019.html#mkcpgn=twnws1


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .