fbpx

Telescópio Espacial Hubble da NASA Registra Imagem da Bela Nebulosa do Colar

Um gigantesco colar cósmico brilha intensamente nessa imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA.

O objeto, denominado de Nebulosa do Colar, é uma nebulosa planetária recentemente descoberta, e o brilho é remanescente de uma estrela ordinária parecida com o Sol. A nebulosa consiste de um anel brilhante, que mede 12 trilhões de milhas de largura, pontilhada com nós de gás densos e brilhantes que lembram diamantes em um colar.

Um par de estrelas com órbitas próximas produzem juntas a nebulosa, também chamada de PN G054.2-03.4. Há a aproximadamente 10000 anos atrás uma das antigas estrelasse inflou até o ponto onde ela engolfou a estrela companheira. A estrela menor continuou orbitando a maior dentro de sua companheira, aumentando a taxa de rotação da gigante.

A estrela girou tão rápido que grande parte de seu envelope gasoso se expandiu para o espaço. Devido à força centrífuga, grande parte do gás escapou ao longo do equador da estrela, produzindo um anel. Os nós brilhantes mergulhados são densos grânulos de gás no anel.

O par de estrelas é tão próximo, algumas milhões de milhas de distância, que ele parece como um único ponto brilhante no centro. As estrelas estão furiosamente rodando uma ao redor da outra, completando uma órbita em pouco mais de um dia.

A Nebulosa do Colar está localizada a 15000 anos-luz de distância na constelação de Sagitta. Nessa imagem composta feita em 2 Julho de 2011 pela Wide Field Camera 3 do Hubble o brilho do hidrogênio é representado em azul, o oxigênio é verde e o nitrogênio é vermelho.

Fonte:

http://hubblesite.org/newscenter/archive/releases/2011/24/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .