fbpx
17 de setembro de 2021

Tá Chegando A Hora!!! Estágio Superior do Ariane 5 Está A Caminho Para Lançar o James Webb!!!

O estágio superior do foguete Ariane 5 , que lançará o Telescópio Espacial James Webb ainda este ano, está a caminho do espaço porto europeu na Guiana Francesa.

O James Webb será o maior e mais poderoso telescópio já lançado ao espaço. Como parte de um acordo de colaboração internacional, a ESA está fornecendo o serviço de lançamento do telescópio usando o veículo lançador Ariane 5. Trabalhando com parceiros, a ESA foi responsável pelo desenvolvimento e qualificação das adaptações do Ariane 5 para a missão Webb e pela aquisição do serviço de lançamento pela Arianespace.

Durante a noite em 17 de agosto de 2021, o estágio superior do Ariane 5 foi transportado em seu contêiner do ArianeGroup em Bremen para o porto de Neustadt na Alemanha. Aqui, ele embarcará no navio MN Toucan ao lado de outros elementos do Ariane 5 para continuar sua jornada para Kourou, Guiana Francesa.

O estágio superior do Ariane 5 é fabricado pela ArianeGroup, o contratante principal para o desenvolvimento e construção da família europeia dos veículos de lançamento Ariane 5 e Ariane 6.

Webb é uma parceria internacional entre NASA, ESA e a Agência Espacial Canadense (CSA).

Fonte:

https://www.esa.int/ESA_Multimedia/Images/2021/08/Ariane_5_upper_stage_for_Webb_heads_for_Europe_s_Spaceport

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo