T Tauri e a Nebulosa Variável de Hind

A estrela amarelada próximo do centro dessa impressionante paisagem telescópica é a T Tauri, um protótipo da classe de estrelas variáveis T Tauri. Próximo dali está uma nuvem cósmica amarelada historicamente conhecida como Variável Nebulosa de Hind, ou NGC 1555. A mais de 400 anos-luz na borda da nuvem molecular, tanto a estrela como a nebulosa são vistas com seu brilho variando intensamente mas não necessariamente no mesmo tempo, adicionando assim um mistério para essa região. As estrelas T Tauri são normalmente reconhecidas como estrelas jovens do tipo do Sol, com menos de alguns milhões de anos de vida ainda nos estágios iniciais de formação. Para complicar um pouco mais a figura, observações em infravermelho indicam que a T Tauri por si só é parte de um sistema múltiplo e sugere-se que a Nebulosa de Hind associada pode também conter objetos estelares bem jovens. Essa imagem da região da T Tauri é colorida naturalmente e a imagem se expande por aproximadamente 4 anos-luz se considerarmos a distância estimada da estrela.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110326.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.