Supernova no Redemoinho: As Impressionantes Supernovas da M51

Onde surgem as supernovas nas galáxias espirais? Próximo de suas regiões onde existe massiva formação de estrelas, lógico, e essas regiões tendem a se localizar ao dos braços espirais azuis das mesmas. Devido às estrelas massivas terem uma vida muito curta, elas não tem a chance de viajar muito distante com relação ao lugar onde nasceram. O impressionante dessa história de supernovas é que nos últimos 6 anos duas supernovas do Tipo II, que representam na verdade a morte explosiva de estrelas massivas foram detectadas na galáxia espiral próxima da M51. Juntamente com uma terceira supernova observada ali em 1994 isso representa algo realmente surpreendente para uma única galáxia. Como demonstrado nas imagens comparativas acima, a SN2005cs, a supernova descoberta em 2005 e a mais recente a SN2011dh, a excepcional supernova brilhante detectada pela primeira vez no final de Maio de 2011, ambas localizam-se ao longo dos grandes braços espirais da M51. A M51 é também conhecida como a Galáxia Whirlpool ou Galáxia do Redemoinho.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110611.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.