fbpx

Super Vento Esculpe Filamentos na NGC3079

A imagem de raios-X do Chandra (azul) foi combinada com a imagem óptica do Hubble (vermelho e verde) para compor essa surpreendente imagem reveladora da galáxia espiral NGC3079. Filamentos elevados consistem de gás aquecido com temperatura em torno de milhares de graus Celsius e gás quente com temperatura em torno de milhões de graus Celsius que se misturam para criar a feição brilhante em forma de ferradura próximo ao centro.

A correlação do gás quente e aquecido sugere que eles podem ter se formado a medida que um super vento gasoso – soprado para fora da região central da galáxia – cavou uma cavidade no disco galáctico de gás frio. O super vento lançou fragmentos de gás nas paredes da cavidade, alongando-os em forma de filamentos e aquecendo-os. A extensão completa do super vento mostra uma nuvem c6onica de emissão de raios-X ao redor dos filamentos.

Um super vento, como esse na NGC3079 pode ser originado no centro da galáxia por uma atividade de um buraco negro super massivo ou por uma explosão de supernova. Super ventos devem possuir um papel fundamental na evolução da galáxia, pois regula a formação de novas estrelas e dispersa elementos pesados para as partes externas da galáxia e para o espaço sideral. Esses últimos dados do Chandra indicam que os astrônomos podem ter um conhecimento refinado da massa perdida com um super vento e, a saber, também sobre a sua influência dentro e nos arredores da galáxia.

Fonte:

http://chandra.harvard.edu/photo/2003/ngc3079/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.