fbpx

Súbitas Diferenças em Mimas

Súbitas diferenças de cores na lua de Saturno Mimas são aparentes nesta imagem em cor falsa aqui reproduzida, que mostra a cratera Herschel e que foi capturada pela sonda Cassini da NASA, durante seu sobrevôo mais próximo da lua.

A imagem mostra variações nas cores dependendo do terreno, particularmente o contraste entre o material azulado em volta e na cratera Herschel e o material esverdeado localizado nas paredes da cratera. A origem da diferença de cores ainda não é entendida, mas pode ser causada pelas diferenças da composição da superfície entre os dois terrenos. Imagens em cores falsas da Cassini provenientes do último encontro com a lua ocorrido em 1995 também mostravam essas diferenças.

A cor natural de Mimas se observada a olho nu pode ser um cinza uniforme ou uma cor mais amarelada, mas esse mosaico foi construído para ressaltar esses contrastes e mostrar diferenças em outros comprimentos de onda.

Durante o sobrevôo de 13 de Fevereiro de 2010, a Cassini passou a aproximadamente 5900 milhas de Mimas e essas imagens foram obtidas com a câmera de ângulo estreito a uma distância de aproximadamente 10000 milhas de Mimas. As imagens foram reprojetadas na projeção ortográfica de mapas. Uma imagem preta e branca feita capturando a luz visível por meio da câmera de ângulo vasto é usada para preencher as partes do mosaico.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1626.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .