Spitzer Revela o Mistério das Bolhas Galácticas

Essa imagem composta mostra uma gigantesca bolha galáctica(vermelha a esquerda) e as três galáxias em fusão descobertas pelo Telescópio Espacial Spitzer da NASA dentro dela (amarelo a direita). As bolhas são nuvens de brilho intenso de gás hidrogênio quente que envolvem galáxias distantes. Elas são aproximadamente dez vezes maiores que as galáxias que elas englobam. Imagens que usam comprimento de onda da luz visível mostrada abaixo a esquerda, revelam a grande extensão das bolhas, mas não fornecem muito mais informação sobre sus galáxias hospedeiras. Usando os seus olhos sensíveis ao calor infravermelho, o Spitzer, foi capaz de ver as galáxias empoeiradas localizadas dentro de uma bolha bem conhecida localizada a aproximadamente 11 bilhões de anos-luz de distância. A descoberta revela três galáxias monstruosamente brilhantes, trilhões de vezes mais brilhantes que o Sol em um processo de fusão. O Spitzer também observou três outras bolhas localizadas na mesma vizinhança cósmica, todas elas foram descoberta com um brilho deslumbrante. Uma dessas bolhas é também conhecida por ser resultado de uma fusão entre galáxias, porém nesse caso somente duas ao invés de três. Resta aos astrônomos estudarem e descobrirem se as duas bolhas finais também possuem galáxias em fusão no seu interior. Os dados do Spitzer foram adquiridos pelo instrumento conhecido como Multiband Imaging Photometer. As imagens feitas no comprimento de luz visível foram feitas pelo Blanco Telescope localizado no Cerro Tololo Inter-American Observatory no Chile.

Fonte:

http://www.nasaimages.org/luna/servlet/detail/nasaNAS~12~12~64272~168738?

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.