fbpx

SpaceX Pretende Colocar 42 Mil Satélites no Espaço Para a Sua Rede Starlink

A empresa SpaceX preencheu os documentos junto às autoridades de telecomunicações que mostra que ela pretende lançar 30 mil pequenos satélites, que é aproximadamente o triplo do número de satélites lançados até hoje pela humanidade.

Os documentos foram preenchidos na última semana junto a International Telecommunication Union, uma agência, que entre outras coisas, coordena o lançamento de satélites. Os documentos mostram que Elon Musk o dono da SpaceX planeja lançar 20 conjuntos de 1500 satélites. Os planos precisam ser aprovados por outros órgãos e pode levar anos até que os satélites possam ser lançados.

A SpaceX já tinha permissão para lançar 12 mil satélites na órbita baixa da Terra, e 60 deles já foram lançados. Esses satélites serão lançados para criar a rede de internet da SpaceX, chamada de Starlink.

A companhia disse que os novos satélites estão de acordo com a demanda futura pela internet, mas eles também estarão muito bem localizados para fazer observações da Terra. Eles irão operar numa órbita baixa, entre 330 e 580 quilômetros acima da superfície da Terra, o que significa que eles poderão ser usados para fazer imagens de alta resolução ou mesmo vídeo da superfície do nosso planeta.

Essas órbitas têm o risco de criar um problema de longo prazo relacionado com o lixo espacial e também com detritos orbitais. Essa órbita é baixa e a atmosfera ali pode criar um arrasto e fazer com que os satélites queimem na atmosfera, a SpaceX já pensou nisso e os satélites têm um sistema para evitar qualquer prejuízo para o planeta. A SpaceX também está fazendo os satélites pretos para causar pouco dano para a astronomia, mas essa quantidade de satélites é algo que não sabemos lidar ainda e não sabemos as consequências para as mais diversas áreas.

Com tantos satélites nós não sabemos o que pode acontecer, colisões, reentradas não planejadas entre outras coisas. A SpaceX está tentando aprender ao máximo com os 60 já lançados, lembrando que já teve um pequeno problema com um satélite da ESA.

A SpaceX disse que a demanda por uma internet mais rápida e confiável está escalando de forma absurda e que o número de satélites da Starlink irá cobrir essa demanda.

Para você que não entendeu, antes, eram 12 mil, agora no total serão 42 mil satélites em órbita!!!

Fonte:

https://www.newscientist.com/article/2220346-spacex-plans-to-put-more-than-40000-satellites-in-space/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .