SpaceX Ganha Contrato E Vai Receber 100 Milhões de Dólares Para Lançar a Missão SPHEREx da NASA em 2024

A SpaceX ganhou um contrato da NASA em 4 de fevereiro de 2021 para lançar uma pequena sonda astrofísica, continuando assim uma série de contratos entre a agência espacial norte-americana e a empresa do Elon Musk nos últimos dois anos.

A NASA contratou a SpaceX para lançar a Spectro-Photometer for the History of the Universe, Epoch of Reionization, and Ices Explorer, ou para ficar mais fácil de falar a sonda SPHEREx, a bordo do foguete Falcon 9 da empresa em junho de 2024. O valor do contrato de lançamento é de 98.8 milhões de dólares (só para não bater 100 milhões…é psicológico…haha), que inclui o lançamento e outros custos relacionados com a missão.

A NASA selecionou a SPHEREx como a última missão no seus exploradores de classe intermediára, ou MIDEX, uma linha de missões astrofísicas, em 2019. A sonda irá levar um espectrômetro que vai atuar no infravermelho próximo para realizar uma varredura completa do céu a cada seis meses, durante o período de duração da missão, que no mínimo é de dois anos, nessas varreduras, a sonda irá coletar dados sobre fenômenos que vão desde a escala planetária até a escala cosmológica.

A SPHEREx é gerenciada pelo Jet Propulsion Laboratory da NASA, e entrou na Phase C de desenvolvimento em janeiro de 2021. A missão foi originalmente planejada para ser lançada em 2023, mas agora a missão está programada para ser lançada entre junho de 2024 e abril de 2025, um atraso causado em parte pela pandemia. A sonda SPHEREx custou 242 milhões de dólares nesse valor não está incluso o valor do lançamento.

O contrato para o lançamento da SPHEREx é o último numa série de contratos com a NASA que a SpaceX ganhou nos últimos dois anos. Entre os contratos que a SpaceX ganhou incluem o lançamento da Double Asteroid Redirection Test, DART, uma missão de defesa planetária, a Imaging X-Ray Polarimetry Explorer, IXPE, um satélite astrofísico, a Interstellar Mapping and Accelaration Probe, IMAP, uma missão de ciência espacial, e a Plankton, Aerosol, Cloud, ocean Ecossytem, PACE, uma missão de ciência da Terra. A SpaceX também ganhou o contrado para lançar a missão Psyche que irá estudar o asteroide de mesmo nome, mas dessa vez o lançamento e pelo Falcon Heavy.

Os valores dos contratos para cada missão variam muito, desde 50.3 milhões de dólares para a IXPE até 117 milhões de dólares para a Psyche. Entre os lançamentos realizados com o Faclon 9, a SPHEREx está entre os mais caros, sendo que só a IMAP é mais cara, 109.4 milhões de dólares.

A SPHEREx é uma pequena sonda, com uma massa de menos de 200 kg. Isso siginifica que o Falcon 9 terá um gigantesco espaço livre, que a NASA pode usar para voar cargas secundárias menores como parte de uma iniciativa de rideshare, como é conhecida. Isso irá acontecer com o IMAP, por exemplo, que será lançado em 2025 juntamente com a Global Lyman-alpha Imagers of the Dynamic Exosphere (GLIDE) da NASA, o Lunar Trailblazer e o Solar Cruiser, e a Space Weather Follow-On L-1, uma sonda do NOAA.

Fonte:

https://spacenews.com/spacex-to-launch-nasa-astrophysics-mission/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.