fbpx

Sondas MAVEN e MOM Enviam Suas Primeiras Imagens de Marte


iuvs-final-image-annotated


observatory_150105A sonda Mars Atmosphere and Volatile Evolution (MAVEN) da NASA obteve suas primeiras observações da atmosfera superior estendida ao redor de Marte.

O instrumento Imaging Ultraviolet Spectrograph (IUVS) obteve essas imagens em cores falsas, horas depois da sonda ter completado com sucesso a sua inserção na órbita de Marte no dia 21 de Setembro de 2014 às 23:24, hora de Brasília, depois de uma jornada de 10 meses até o Planeta Vermelho.

A imagem mostra o planeta de uma altura de 36500 km em três bandas de comprimento de onda do ultravioleta. A cor azul mostra a luz ultravioleta dispersada pelo Sol a partir do gás hidrogênio atômico numa nuvem estendida que chega a milhares de quilômetros acima da superfície do planeta. A cor verde mostra um comprimento de onda diferente da luz ultravioleta que é primariamente a luz do Sol refletida do oxigênio atômico, mostrando a nuvem menor de oxigênio. A cor vermelha mostra a luz ultravioleta refletida da superfície do planeta, o ponto brilhante na parte inferior direita é a luz refletida tanto pelas nuvens como pelo gelo polar.

O gás oxigênio é mantido perto do planeta pela gravidade de Marte, enquanto que o gás hidrogênio, mais leve está presente em altitudes maiores e se estende até às bordas da imagem. Esses gases derivam da quebra da água e do dióxido de carbono na atmosfera de Marte. No decorrer da missão primária da sonda MAVEN em Marte, suas observações serão usadas para determinar a taxa de perda do hidrogênio e do oxigênio na atmosfera marciana. Essas observações permitirão que possamos determinar a quantidade de água que escapou do planeta no passar dos anos.

A MAVEN é a primeira sonda dedicada a explorar a tênue atmosfera superior do planeta Marte.

Além da sonda MAVEN, outra sonda que chegou ao Planeta Vermelho nessa semana foi a MOM, ou  Mars Orbiter Mission, da Índia. É a primeira vez que esse país manda uma sonda para outro planeta. Depois de mais uma entrada tranquila na órbita de Marte, a sonda mandou sua primeira imagem que pode ser observada abaixo, uma imagem feita a 7300 km de altura com uma resolução espacial de 376 metros.


mom_first_image


Fontes:

http://www.nasa.gov/content/goddard/maven-spacecraft-returns-first-mars-observations/#.VCOoxvldV8G

https://www.facebook.com/isromom

alma_modificado_rodape105

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo