Sonda TGO da ExoMars Faz Bela Imagem de Depósitos de Camadas na Região Polar Sul de Marte

O módulo orbital Trace Gas Orbiter registrou essa bela imagem da calota polar sul de Marte, no dia 13 de Maio de 2018.

Os polos de Marte possuem grande calotas de gelo que são muito parecidas com as calotas encontradas na Groenlândia e na Antártica. Essas calotas são compostas principalmente de gelo de água e foram depositadas em camadas que contém quantidades variáveis de poeira. Eles são chamados de Camadas de Depósitos Polares, ou PLD em inglês.

Graças aos massivos cânions que coram as camadas depositadas, a sonda pode ver a estrutura interna de camadas. O Colour and Stereo Surface Imaging System do módulo orbital da ExoMars, chamado de CaSSIS, observou esse segmento de camadas de depósitos congelados de 7 x 38 km perto da margem do PLD Sul, que se estende até a latitude de 73ºS.

Nessa imagem, o CaSSIS fez imagens de depósitos remanescente dentro de uma cratera nessa margem. As belas variações em cores e em brilho das camadas são visíveis através dos filtros coloridos da câmera. Pode-se destacar o gelo brilhante e os depósitos de areia avermelhados na direção do topo da imagem.

O programa ExoMars é uma parceria da ESA e da ROSCOSMOS.

Fonte:

http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2018/06/Layered_deposits_at_the_south_pole_of_Mars

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.