Sonda STEREO Continua Monitorando O Cometa ISON Se Aproximando do Sol

ison_encke_nov19_22


observatory_150105A sonda Solar Terrestrial Relations Observatory, ou STEREO da NASA, está monitorando o Cometa ISON à medida que ele se aproxima do Sol. O último filme feito pelo instrumento Heliospheric Imager, da sonda STEREO-A mostra o cometa se movendo a partir da esquerda por um período de dois dias de 20 a 22 de Novembro de 2013. Em adição ao Cometa ISON, a Terra, Mercúrio e o Cometa Encke também podem ser vistos se movendo através da parte central do campo de visão. O Sol está localizado fora do campo de visão desta câmera, localizado na parte direita da imagem, e pode ser percebido pelo fluxo contínuo de partículas, chamado de vento solar, se movendo a partir da porção direita da imagem.

ison-20131122_0


Fonte:

http://www.nasa.gov/content/goddard/nasas-stereo-shows-comet-ison-approaching-the-sun/index.html#.UpPl_sSsh8E

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.