fbpx

Sonda SOHO Identifica Brilhante Cometa da Família Kreutz Mergulhando no Sol


Um novo cometa brilhante mergulho no Sol no dia 1 de Outubro de 2011, como mostram as imagens C3 e C2 da sonda SOHO. Esse objeto pertence à famosa família de cometas Kreutz, uma família de objetos que receberam esse nome depois que o astrônomo alemão Heinrich Kreutz estudou seus comportamentos em detalhe. Esses fragmentos cometários passam extremamente perto do Sol no seu periélio e normalmente se evaporam completamente durante a máxima aproximação. O cometa em questão denominado de SOHO-2143 foi descoberto em 29 de Setembro de 2011 por um grupo de quatro caçadores de cometas independentes que usam o SOHO (M. Kusiak, S. Liwo, B. Zhou e Z. Xu), que relataram a descoberta em um intervalo de 9 minutos.

De acordo com Karl Battams: “É muito raro para um cometa entrar no raio de ação do Sol tão brilhante como esse. Acho que esse é o cometa da família Kreutz, mais brilhante que o SOHO já viu”.

Fonte:

http://remanzacco.blogspot.com/2011/10/bright-sungrazing-comet-on-october-01.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .