fbpx

Sonda SDO Detecta Em Vídeo a Região Ativa AR 1504 no Sol

O vídeo acima mostra a rápida região ativa de desenvolvimento no Sol, conhecida como AR 1504 e que como pode-se observar produziu uma série de flares solares de Classe C e até mesmo três flares mais fortes classificadas como Classe M. À medida que a região rotaciona em direção a Terra, podemos focalizar melhor essa região, bem como a AR 1505, a 1506 e a 1507.

O vídeo começa mostrando a evolução do Sol entre 9 e 12 de Junho de 2012 no comprimento de onda de 171 Angstrom e nos mostra muitos loops coronais  se estendendo para fora do Sol enquanto que o plasma superaquecido pode ser visto se movendo ao longo das linhas do campo magnético.

Depois, na parte final do vídeo, pode-se ver o avanço das regiões ativas no Sol no comprimento de onda de 304 Angstrom, mostrando as flares solares de Classe M.

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .