Sonda SDO da NASA Registra Proeminência Gigante no Sol

Quando uma grande labareda da classe M 3.6 ocorre próximo da borda do Sol, ela sopra uma imensa massa em forma de onda de plasma em erupção que entra em um movimento espiralado por um período de mais de 90 minutos e isso aconteceu no dia 24 de Fevereiro de 2011. Esse evento foi registrado em luz extrema ultravioleta pela sonda da NASA Solar Dynamics Observatory. Parte do material foi soprado para o espaço e outra parte desse material retornou para a superfície solar. Pelo fato das imagens feitas pela sonda SDO serem uma super resolução, é possível observar em detalhe os detalhes impressionantes desse fenômeno. Registrando uma imagem a cada 24 segundos é possível montar um filme que mostra como o fenômeno se desenvolve. O filme em alta resolução pode ser acessado aqui: http://www.flickr.com/photos/gsfc/5483193591

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.