Sonda Rosetta Mostra Que Seu Cometa Alvo Possui Um Núcleo Duplo

cometCGrotating_rosetta


observatory_1501051Por que o núcleo desse cometa tem dois componentes? A surpreendente descoberta que o Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko tinha um núcleo duplo veio no final da semana passada à medida que a sonda robótica interplanetária Rosetta da ESA continua a se aproximar na direção do antigo núcleo do cometa. Ideias especulativas sobre como o núcleo duplo foi criado inclui, atualmente, que o Cometa Churyumov-Gerasimenki é na verdade o resultado da fusão de dois cometas, que o cometa é uma pilha de rocha separada por forças de marés, que a evaporação do gelo no cometa tem sido assimétrica, ou que o cometa está passando por um tipo de evento explosivo. A imagem acima mostra o incomum núcleo cometário com 5 km de tamanho do cometa que está em rotação no decorrer de poucas horas, com cada frame obtido com 20 minutos de intervalo. Imagens melhores – e talvez teorias mais refinadas – são esperadas à medida que a Rosetta está na rota para entrar na órbita ao redor do núcleo do Cometa Churyumov-Gerasimenko no início do próximo mês e no final do ano, se possível, pousará uma sonda na superfície do cometa.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap140721.html


alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.