Sonda Proba-2 da ESA Observa Labareda Solar da Classe M 2.5 no Dia 7 de Junho de 2011

O pequeno satélite da ESA chamado Proba-2 observou uma labareda solar da classe M 2.5 no dia 7 de Junho de 2011. O instrumento SWAP (Sun Watcher using APS Detectors and Imagem Processing) da Proba-2 capturou a massiva erupção da proeminência à medida que ela ocorria, como se fosse uma massa de partículas de alta energia e gás super aquecido nascendo da superfície do Sol.

Esse gás estava relativamente frio, com temperatura por volta de 80000 K, o que explica o porque dele aparecer tão escuro no comprimento de onda do extremo ultravioleta observado pelo SWAP. A maior parte desse gás caiu de volta no Sol, com fluxos escuros que brilhavam à medida que caiam, provavelmente devido a um aquecimento local que sofriam. Esse escurecimento na verdade gerou uma diminuição na intensidade observada pelo SWAP. A segunda parte do vídeo acima mostra imagens feitas como se o observador estivessem voando pouco acima da superfície do Sol.

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.