Sonda Parker Solar Probe da NASA Passa Por Intensos Testes

A sonda Parker Solar Probe da NASA está passando atualmente por intensos testes de ambiente no Goddard Space Flight Center da NASA, em Greenbelt, Maryland, se preparando para a sua jornada para o Sol. Esses testes simulam o ruído e a trepidação que a sonda irá experimentar durante o lançamento desde Cabo Canaveral na Flórida, programado para 2018.

A equipe de teste e integração da Parker Solar Probe precisa verificar todos os sistemas e a sonda de maneira geral para ter certeza que tudo continuará funcionando bem depois de passar por condições rigorosas, incluindo uma verificada dos painéis solares, que irão fornecer energia elétrica para a sonda.

A Parker Solar Probe irá explorar a atmosfera externa do Sol e fará observações críticas que tentarão responder perguntas que assolam a mente dos astrônomos por décadas. Os dados resultantes também ajudarão a melhorar como é feita a previsão de grandes erupções no Sol e de eventos subsequentes que podem impactar a vida na Terra, satélites e astronautas no espaço. A missão tem esse nome em homenagem a Eugene N. Parker, que teve profunda participação no entendimento da física solar e que ajudou muito a fundamentar o campo de estudo da heliofísica.

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.