Sonda Parker Solar Probe Completa Sua Terceira Aproximação Com o Sol

Um pouco antes das 14:50 hora de Brasília, do dia 1 de Setembro de 2019, a sonda Parker Solar Probe da NASA completou sua terceira aproximação do Sol, o chamado periélio. No momento do periélio, a sonda estava a 24 milhões de quilômetros do Sol e viajando a uma velocidade de 343100 quilômetros por hora.

Os controladores da missão que ficam localizados no Johns Hopkins Applied Physics Laboratory em Laurel, Maryland, receberam um sinal verde da sonda, logo depois da passagem pelo periélio, indicando que todos os sistemas funcionaram da maneira desejada e que a sonda estava em boas condições.

O terceiro encontro, que levou a sonda aproximadamente à mesma distância e com a mesma velocidade dos dois primeiros, difere pelo fato de que dessa vez os 4 instrumentos da sonda estiveram ligados e adquirindo dados por um período bem maior do que o que aconteceu nos periélios anteriores.

Para esse terceiro encontro, a equipe da missão ligou os instrumentos da sonda quando ela estava a cerca de 0.45 Unidades Astronômicas de distância do Sol, lembrando que 1 UA é equivalente a 150 milhões de quilômetros, no lado de dentro da sua órbita. Os instrumentos só serão desligados quando a Parker Solar Probe estiver a cerca de 0.5 UA de distância do Sol, no lado de fora da órbita, em 20 de Setembro de 2019. Nas duas passagens anteiores os instrumentos ficaram ligados quando a sonda estava a 0.25 UA de distância do Sol e foram desligados quando ela estava a essa mesma distância, se despedindo do Sol.

Fonte:

https://blogs.nasa.gov/parkersolarprobe/2019/09/03/parker-solar-probe-completes-third-close-approach-of-the-sun/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.