fbpx

Sonda Opportunity da NASA Encontra Rocha Tisdale 2 Em Seu Dia De Trabalho em Marte Número 2690


A sonda da NASA Mars Exploration Rover Opportunity usou sua câmera de navegação para fazer a imagem mostrada acima, imagem essa que mostra uma rocha de tonalidade clara, denominada de Tisdale 2, essa foto foi feita durante o 2690? dia de trabalho da sonda em Marte, ou sol, que para nós corresponde ao dia 18 de Agosto de 2011. A rocha tem aproximadamente 30 centímetros de altura.

Nos dias subsequentes, a sonda usou ferramentas do seu braço robótico para examinar em detalhes a Tisdale 2. Essa rocha e outras que aparecem no solo foram aparentemente ejetadas pelo impacto que escavou a cratera de 20 metros de diâmetro chamada de Odyssey, que aparece perto do canto esquerdo da cena. A Odysey e essas rochas se localizam em uma cadeia baixa chamada de Cape York, que é na verdade um segmento do anel oeste da cratera Endeavour. Parte do conjunto de células fotovoltaicas da Opportunity pode ser visto em primeiro plano na imagem.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2052.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .