fbpx

Sonda MRO Registra o Rover Curiosity Escalando o Monte Sharp

Usando o mais poderoso telescópio já enviado para Marte, a sonda da NASA, Mars Reconnaisssance Orbiter, registrou uma bela visão do rover Curiosity no terreno montanhoso.

O rover do tamanho de um carro, está escalando a parte inferior do Monte Sharp em direção ao seu próximo destino, e aparece como um ponto azul contra o terreno rochoso, nessa imagem feita pela câmera HiRISE. As cores foram exageradas para mostrar as diferenças entre o rover e a superfície de Marte, fazendo o Curiosity aparecer mais azul do que ele realmente é.

A imagem foi feita no dia 5 de Junho de 2017, dois meses antes do quinto aniversário do pouso do Curiosity em Marte, na Cratera Gale, nas proximidades do Monte Sharp.

Quando a imagem foi feita, o Curiosity estava entre as dunas ativas de areia na parte inferior do Monte Sharp, e a Cadeia Vera Rubin, um destino na parte mais superior onde a equipe do rover pretende examinar afloramentos onde a hematita foi identificada pela sonda MRO desde a órbita de Marte.

A localização do rover nesse dia é mostrada aqui:

https://mars.nasa.gov/multimedia/images/2017/curiositys-traverse-map-through-sol-1717

A câmera HiRISE obtém imagens do Curiosity algumas vezes durante o ano. A Universidade do Arizona em Tucson, opera a câmera HiRISE, que foi construída pela empresa Ball Aerospace & Technolgies Corp., em Boulder, no Colorado. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão da Caltech em Pasadena, na Califórnia, gerencia o Mars Reconnaissance Laboratory Project e o Mars Science Laboratory Project para o Science Mission Directorate da NASA, em Washington.

Para mais informações sobre a Mars Reconnaissance Orbiter da NASA, visite:

https://mars.nasa.gov/mro/

Para mais informações sobre o Mars Science Laboratory Project da NASA e o Curiosity, visite:

https://mars.nasa.gov/msl/

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/jpl/nasa-mars-orbiter-views-rover-climbing-mount-sharp

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo