fbpx

Sonda MRO da NASA Consegue Registrar Uma Bela Avalanche Em Marte

A sonda Mars Reconnaissance Orbiter, ou MRO, conseguiu registrar um evento muito interessante perto do polo norte de Marte. A sonda capturou uma avalanche que chegou a levantar uma grande nuvem de poeira vermelha em Maio de 2019, com a sua incrível câmera HiRISE (High-Resolution Imaging Science Experiment).

O que nós vemos nessa imagem é o evento posterior onde blocos soltos de gelo caíram cerca de 500 metros, pela face do desfiladeiro, batendo na parte interna da cratera e levantando uma nuvem de poeira. A região está a apenas 370 quilômetros do Polo Norte Marciano.

“Em toda a primavera, o Sol brilha no lado onde as camadas do polo norte marciano estão empilhadas, local conhecido como depósitos de camadas da região polar norte de Marte. O calor desestabiliza o gelo e os blocos se quebram”, disse Candy Hansen, da University of Arizona.

A imagem foi registrada quando a sonda MRO estava a cerca de 318,2 km de altitude e a imagem tem uma resolução de cerca de 32 centímetros por pixel. Objetos com menos de 1 metro são resolvidos nessa imagem. A imagem tem cerca de 1 km de diâmetro.

Embora capturar uma avalanche seja um evento extraordinário de se observar, o degelo da calota polar é perfeitamente normal. As estações em Marte duram o dobro que duram na Terra, e desde Março, o hemisfério norte do Planeta Vermelho está experimentando a primavera. A primavera, contudo, irá terminar logo, com o solstício de verão acontecendo em 8 de Outubro de 2019.

Marte é o planeta mais estudado do Sistema Solar, além da Terra. Graças às muitas sondas existentes lá nós somos capazes de entender toda a complexidade do planeta durante esses muitos anos de exploração. Apesar disso, Marte, continua nos surpreendendo, especialmente quando nós temos a chance de capturar algo único como essa avalanche.

Fonte:

https://www.iflscience.com/space/nasa-captures-the-incredible-moment-an-avalanche-happened-on-mars/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .