Sonda MESSENGER Registra Pico de Cratera Em Mercúrio Surgindo da Escuridão Em Imagem de Alta Resolução

Monday_September_09


observatory_1501054Nessa dramática cena, uma cratera sem nome na planície vulcânica do hemisfério norte de Mercúrio surge da escuridão à medida que o Sol baixa no horizonte. Surgindo do assoalho da cratera está seu pico central, uma pequena montanha resultante da formação da cratera. Um pico central é um tipo de morfologia de cratera que localiza-se entre um pico simples e um anel de pico, nas variações morfológicas das crateras que são observadas em Mercúrio.

Essa imagem foi adquirida como uma observação planejada de alta resolução. Observações planejadas são imagens feitas de pequenas áreas na superfície de Mercúrio com resoluções muito maiores que os tradicionais 200 metros por pixels usados no mapa base morfológico do planeta. Não é possível cobrir toda a superfície de Mercúrio com essa alta resolução, mas normalmente algumas áreas de alto interesse científico são imageadas nesse modo a cada semana.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1261


alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo