Sonda MESSENGER Mostra Que Crateras Secundárias em Mercúrio Formam Rios de Crateras

Essa imagem da sonda MESSENGER foi feita com a câmera de ângulo vasto da sonda (WAC) e mostra muitas cadeias de crateras secundárias que se originaram de um impacto primário que formou uma cratera localizada fora da imagem para oeste. As cadeias de crateras secundárias são formadas à medida que o evento que formou a cratera mãe lança material ejetado para a área ao redor. Os pedaços de rocha formam suas próprias crateras que algumas vezes se sobrepõem e se alinham formando uma depressão como se fosse um vale. Essas feições são fascinantes apesar de não serem comuns na superfície castigada de Mercúrio. Alguns outros exemplos de crateras secundárias podem ser encontrados na cratera Abedin, mostrada abaixo.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=540

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.