Sonda MESSENGER Faz Imagem Em Alta Resolução de Crateras Soterradas em Mercúrio

Thursday_September_12


observatory_15010541Aproximadamente 27 por centro da superfície de Mercúrio é classificada como planícies suaves, a maior parte delas são interpretadas como sendo de origem vulcânica. Uma das características da geração de superfície vulcânicas é o preenchimento por lava de crateras pré-existentes. Em alguns casos, o vulcanismo cobre de forma parcial uma cratera deixando o anel original ainda visível. Frequentemente contudo, a lava irá soterrar a cratera por completo, e somente uma deformação tectônica subsequente (através da formação das chamadas dobras de cadeia) nos mostrará a localização dessas crateras soterradas, ou crateras fantasmas.

A imagem acima foi adquirida como parte das observações planejadas de alta resolução. Observações planejadas são imagens feitas de pequenas áreas da superfície de Mercúrio com resoluções muito maiores que os tradicionais 200 metros por pixels usados na confecção do mapa base morfológico do planeta. Não é possível cobrir toda a superfície de Mercúrio com essa alta resolução, mas normalmente, algumas áreas com alto interesse científico são imageadas nesse modo a cada semana.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1259


alma_modificado_rodape10531

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.