fbpx

Sonda MESSENGER Faz Imagem Detalhada da Cratera Sander em Mercúrio


Essa imagem acima de alta resolução mostra a cratera Sander em Mercúrio e revela que as porções brilhantes do interior da cratera consistem de grande número de depressões rasas e irregulares, dando uma aparência entalhada para a superfície.

Essa imagem da cratera Sander em Mercúrio tem 10  vezes mais resolução do que a imagem obtida pela sonda MESSENGER dessa mesma cratera no primeiro sobrevoo que a sonda fez em Mercúrio, como pode ser observado abaixo.

Na imagem de 2008, pode-se ver um trio de crateras, a Sander, a Munch e a Poe, todas localizadas dentro da Bacia Caloris em Mercúrio. As crateras Munch e Poe foram nomeadas recentemente enquanto que a cratera Sander recebeu esse nome no primeiro conjunto de feições que foram nomeadas em Mercúrio após o sobrevoo da sonda MESSENGER no planeta. A cratera Munch, tem esse nome em homenagem a Edvard Munch (1863-1944) um artista e pintor norueguês que fez a obra O Grito. A cratera Poe, tem esse nome em homenagem a Edgar Allan Poe, o escritor americano do século 19. A cratera Sander tem esse nome em homenagem ao fotógrafo alemão August Sander (1876-1964). A cratera Sander exibe um material muito brilhante no seu interior que é circundado por um material escuro. A presença tanto de materiais brilhantes como de material mais escuro sugere que existam diferentes tipos de rocha na superfície e abaixo da superfície de Mercúrio, com diferentes composições mineralógicas das planícies vulcânicas quem constituem a maior parte do interior da Bacia Caloris. O anel da bacia é indicado pelas setas amarelas, pode ser visto na parte superior esquerda e se estendendo através da parte superior da imagem, além disso, muitas fraturas dentro da Bacia Caloris são vistas na parte inferior da imagem.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=2&gallery_id=2&image_id=641


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .