Sonda MESSENGER Faz Imagem Detalhada da Jovem Cratera Cunningham em Mercúrio

EN1010038848M_web

observatory_150105Essa nova imagem de alta resolução da Cratera Cunningham foi recentemente adquirida pela sonda MESSENGER. O que você não pode ver nessa imagem, que mostra os detalhes surpreendentes do interior da cratera, é o extenso conjunto de raios associados com a Cunningham (imagem abaixo). Os brilhantes raios da Cunningham indicam que a cratera é relativamente jovem, tendo sido formada em Mercúrio, provavelmente dentro do último bilhão de anos. Nessa imagem, os terraços preservados das paredes da cratera, o pico central bem definido, e o limitado número de crateras menores sobrepostas também são sinais da juventude da cratera Cunningham.

A imagem acima foi adquirida como parte de um conjunto de imagens estereográficas planejadas. Observações estereográficas planejadas são adquiridas em resoluções muito maiores que os tradicionais 200 metros por pixel usados no mapa base estereográfico. Esses alvos são adquiridos com a câmera NAC da sonda MESSENGER e permite determinar detalhes da topografia da superfície de Mercúrio para uma determinada área localizada de interesse.

raios_cunningham

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1180

alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo