Sonda MESSENGER Faz Imagem de Um Impacto Profundo Em Mercúrio

Embora Mercúrio seja repleto de crateras de impacto, pode ser difícil determinar o tamanho delas de uma maneira significativa. Essa imagem oblíqua mostra uma cratera sem nome que localiza-se na Bacia Rachmaninoff. Essa é uma cratera simples, caracterizada pela tradicional forma de taça, sem um pico central ou um anel de pico encontrado nas crateras complexas e maiores. Acredita-se que a famosa Cratera de Meteoro do Arizona, também seja uma cratera simples, só que comparada com essa cratera de Mercúrio, a cratera encontrada na Terra é cinco vezes menor em diâmetro. Na imagem acima o norte está orientado para o canto superior esquerdo da imagem.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=782

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.