Sonda Messenger Faz Imagem de Curiosa Cratera Com Feição Semelhante a Bolha em Mercúrio

A imagem acima feita pela câmera WAC da sonda MESSENGER mostra uma feição composta de uma série de três crateras menores à esquerda de uma cratera maior. A cratera mais ao sul desse conjunto mostra um anel bem nítido, o que sugere que ela possa ser a mais jovem do grupo. O interior dessa cratera tem uma massa de rocha incomum na forma de bolha ao redor da sua circunferência interior, enquanto que as outras duas e a cratera maior na borda direita da imagem possuem um interior plano, que foi preenchido por um material suave. A cratera maior possui uma pequeno pico central remanescente que se ergue destacando do material ao seu redor.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=901

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.