Sonda MESSENGER Faz Imagem de Alta Resolução da Cratera Degas em Mercúrio

Essa imagem feita pela câmera WAC da sonda MESSENGER fornece uma extraordinária visão da cratera Degas em Mercúrio (Degas é pronunciado como duh-GAH), essa cratera tem esse nome em homenagem ao artista impressionista francês Edgar Degas. O interior da cratera contém fissuras que se formaram à medida que o material ali depositado resultado do derretimento causado pelo impacto se esfriou e se contraiu. O material de alta refletância nas paredes da cratera e na porção central provavelmente possuem uma composição distinta do material que forma o interior da cratera e as suas imediações. As condições de iluminação e o movimento talude abaixo do material erodido expôs a rocha mais jovem e também contribuiu para a dar aparência brilhante para essas porções da cratera de Mercúrio. Já foi apresentada aqui nesse blog uma imagem colorida da cratera Degas, que pode ser acessada aqui: http://cienctec.com.br/wordpress/?p=13851.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=2&gallery_id=2&image_id=547

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.