Sonda MESSENGER Faz Imagem A Apenas 100 Quilômetros da Superfície de Mercúrio

EN1044779109M.nomap


observatory_1501051Essa imagem é uma das imagens de mais alta resolução já feitas pela sonda MESSENGER até o momento. Ela mostra um campo de crateras secundárias nas planícies suaves do hemisfério norte de Mercúrio. Crateras secundárias são formadas pelo re-impacto de detritos expelidos no momento de formação de uma grande cratera. As maiores crateras secundárias na imagem acima têm algumas centenas de metros de diâmetro. Se você olhar cuidadosamente, você pode ver algumas crateras pequenas com apenas dezenas de metros de diâmetro. Todas essas crateras são crateras simples.

A imagem acima foi adquirida como parte da campanha de imageamento de baixa altitude do equipamento MDIS. Durante a segunda missão estendida da sonda MESSENGER, a nave realizou uma aproximação progressivamente maior da superfície de Mercúrio, permitindo a aquisição de dados de alta resolução espacial. Para as altitudes da sonda abaixo dos 350 quilômetros, as imagens obtidas com a câmera NAC possuem uma escala de pixel que varia de 20 metros a 2 metros.

No dia 25 de Julho de 2014, a sonda MESSENGER se moveu para o ponto mais próximo da superfície de Mercúrio do que em qualquer outro momento de sua trajetória, chegando a uma altitude de apenas 100 quilômetros acima da superfície do planeta. No dia 19 de Agosto de 2014, a altitude mínima será cortada pela metade e a sonda chegará a 50 quilômetros acima da superfície do planeta. A MESSENGER executará mais três manobras de correção de órbita com o objetivo de postergar o final da missão para o final do mês de Março de 2015.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1419


alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.