Sonda MESSENGER Consegue 100% de Cobertura da Superfície de Mercúrio

20130514_complete

observatory_1501054No final do ano de 2012, a sonda MESSENGER obteve a imagem final necessária para observar 100% da superfície de Mercúrio sob condições de iluminação de dia. Os mosaicos mostrados aqui cobrem toda a superfície e foram produzidos usando mosaicos monocromáticos, lançados pelo Planetary Data System (PDS) da NASA no dia 8 de Março de 2013 como a base. Os mosaicos de resolução completa estão disponíveis para serem baixados na página da MESSENGER: http://messenger.jhuapl.edu/the_mission/mosaics.html.

Para preencher a área perto do polo norte, o produto PDS foi cortado na direção norte em 83?N e um mosaico médio que se estende de 82.5?N até 90?N foi usado, criando uma sobreposição média de 0.5? entre o mosaico PDS e a média do mosaico polar norte. Para preencher a área perto do polo sul , o produto PDS foi cortado na direção sul de 85.5?S e um mosaico médio que se estende de 85?S até 90?S foi usado, novamente com uma sobreposição média de 0.5? de latitude. Qualquer vazio no mosaico global foi preenchido usando imagens obtidas em suporte da campanha de imageamento de alta incidência.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1187

alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo