Sonda MESSENGER Além de Obter Belas Imagens de Mercúrio Também Estuda o Ambiente de Plasma do Planeta

A figura acima mostra as observações feitas pela sonda MESSENGER em Mercúrio do plasma e do campo magnético do planeta. O painel superior mostra as medidas de próton plasma feitas com o instrumento FIPS, a escala de cor está relacionada ao fluxo total dessas partículas dentro de um dado intervalo de energia por carga. Essas medidas indicam que existe uma substancial concentração de plasma próximo à região polar norte de Mercúrio, o que está de acordo com os dados simulados antes da visita da MESSENGER.  O segundo painel mostra íons pesados dentro de diferentes intervalos de massa por carga (m*), também medidos pelo instrumento FIPS. Essas medidas de íon pesados mostram que as regiões polares possuem particularmente altos níveis de íons ionizados muito pesados para virem do Sol, indicando que eles precisam ser derivados da superfície do planeta. O terceiro painel mostra as medidas MAG da intensidade do campo magnético de Mercúrio. E o painel mais inferior mostra a altitude da sonda MESSENGER em relação ao planeta Mercúrio durante a passagem que obteve essas medidas, altitude essa expressa em unidades do raio de Mercúrio.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=557

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.