Sonda MESSENGER Ajuda a Revelar Enigmas de Crateras Em Mercúrio

Wednesday_May_14_2014

observatory_150105Cadeias de dobras são paisagens tectônicas observadas através de todos os depósitos das planícies suaves de Mercúrio, e são frequentemente sobrepostos por crateras de impacto. As crateras são frequentemente circundadas por depósitos de ejeção parecidos com lobos, que num primeiro olhar podem parecer como estruturas tectônicas. Nessa imagem, uma feição em forma de lobo, cruza de forma paralela à margem norte de uma cratera sem nome de 20 quilômetros de diâmetro. Se essa paisagem é tectônica ou está relacionada a impactos ainda não está claro, mas com o contínuo imageamento de alta resolução de outras crateras de tamanhos similares, será possível responder a essa questão no futuro.
Essa imagem foi adquirida como sendo uma observação planejada de alta resolução. Observações planejadas são imagens feitas de pequenas áreas da superfície de Mercúrio com resoluções superiores aos tradicionais 200 metros por pixel usados no mapa base morfológico. Não é possível cobrir toda a superfície de Mercúrio com essa alta resolução, mas normalmente áreas com um alto interesse científico são imageadas nesse modo a cada semana.
Fonte:

alma_modificado_rodape105
Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.