Sonda Mars Orbiter Mission Completa Um Ano Em Marte e Índia Lança Um Belo Atlas do Planeta Vermelho

mom_01

A sonda Mars Orbiter da Índia, marcou o seu primeiro ano de vida ao redor do Planeta Vermelho. Após completar esse ano ao redor de Marte, agora, um grande conjunto de dados foi adquirido por todos os cinco instrumentos a bordo da MOM. Para comemorar esse marco, o Space Applications Centre, o ISRO lançou o Atlas de Marte, contendo uma compilação das imagens adquiridas pela Mars Coloru Camera (MCC) e os resultados obtidos pelos outros instrumentos de bordo na forma de um atlas científico. Esse atlas você pode encontrar na íntegra no final desse post, para visualizar e fazer downloads. Visite meu perfil no Slideshare e tenha acesso a uma grande coleção de outros artigos científicos voltados para astronomia e do próprio atlas.

As imagens da MCC estão fornecendo uma informação única sobre Marte em diferentes resoluções espaciais. A câmera obteve dados globais de Marte, mostrando nuvens, poeira na atmosfera, e variações de albedo na superfície, adquiridos de uma distância de 72000 km. Por outro lado imagens de alta resolução adquiridas de uma distância mais próxima do planeta, mostram detalhes de várias feições morfológicas na superfície de Marte. Algumas dessas imagens são mostradas de forma espetacular no atlas. As imagens foram categorizadas dependendo da superfície marciana e dos processos atmosféricos mostrados.

mom_02

Marte é um dos objetos celestes mais próximos da Terra e tem atraído a atenção dos humanos desde tempos remotos. Um grande número de sondas não tripuladas, de módulos de pouso, de rovers foram lançados para Marte desde o início da década de 1960. Essas missões obtiveram uma grande quantidade de dados, sobre vários aspectos científicos de Marte. O conhecimento adquirido pelas análises dos dados, sugere, de maneira bem realçada a possibilidade da presença de vida em algum momento no passado desse planeta agora empoeirado e seco.

A Índia se juntou ao clube das nações espaciais que exploraram Marte, mandando para lá sua primeira missão conhecida como MOM, ou Mars Orbiter Mission. A sonda MOM foi desenhada, construída e lançada num período de tempo recorde de menos de dois anos. A MOM carrega cinco instrumentos científicos que coletam dados na geologia da superfície, da morfologia, dos processos atmosféricos, da temperatura da superfície e dos processos de escape atmosférico.

Fonte:

http://www.isro.gov.in/pslv-c25-mars-orbiter-mission/celebrating-one-year-of-mars-orbiter-mission-orbit-release-of-mars#sthash.2QF8Clpz.dpuf

alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.