fbpx

Sonda Mars Express da ESA Observa Fenômeno Raro: Ocultação de Júpiter Pela Lua Fobos de Marte


No início do mês de Junho de 2011, a sonda da ESA Mars Express realizou uma manobra especial para observar um alinhamento pouco comum de Júpiter e a lua de Marte, Fobos. As imagens impressionantes foram então processadas e estão aqui reproduzidas para mostrar esse raro evento.

No momento quando a sonda Mars Express, a lua Fobos e o planeta Júpiter estavam alinhados no dia 1 de Junho de 2011, existia uma distância de 11389 quilômetros entre a sonda e Fobos e uma distância de mais de 529 milhões de quilômetros entre a sonda e Júpiter.

A High Resolution Stereo Camera na sonda Mars Expres foi mantida fixa em Júpiter para registrar a conjunção, garantindo assim que o planeta se manteria estático no enquadramento. A operação retornou 104 imagens obtidas num período de 68 segundos, todas elas foram feitas usando o canal de super resolução da câmera.

Através da observação do exato momento quando Júpiter passa atrás de Fobos pode-se auxiliar na verificação e mesmo na melhoria do nosso conhecimento sobre a posição orbital da lua de Marte.

As imagens mostradas aqui foram processadas no Department of Planetary Sciences and Remote Sensing no Institute of Geological Sciences da Freie Universität Berlin. 

Fonte:

http://www.esa.int/esaMI/Mars_Express/SEMHGWD1XOG_0.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .