Sonda LRO Faz Imagem Detalhada da Cratera Censorinus na Lua

Censorinus é uma cratera de impacto recente na Lua, localizada ao longo da costa sudeste do Mar Tranquilitatis, nas coordenadas -0.47?N, 32.73?E. A quantidade de detalhes que se pode observar nessa imagem feita pela câmera NAC da sonda LRO é impressionante . O mais impressionante ainda é ver quão bem formada e quão perfeitamente circular é o anel altamente circular com exceção da pequena porção mostrada acima e destacada na imagem abaixo localizada na porção sudeste do perímetro da cratera. Existem boas razões geológicas para algo como isso, ou é simplesmente uma escolha aleatória para se saber qual parte da cratera será afetada? Essas coisas não passam de curiosidade, mas são muito boas para iniciar uma discussão geológica.

Uma cratera altamente circular como essa é o sinal de um projétil que se chocou na Lua com energia suficientemente alta para para criar um resultado explosivo. A Censorinus é claramente o resultado de um evento desses explosivos de alta energia. No caso da área destacada do anel, contudo, nós podemos ver que essa energia não foi alta o suficiente para escavar o material atingido de forma radial por completo para se encontrar com o anel, mas sim parou antes, criando assim uma feição de menor diâmetro. Essa ação deixou a superfície adjacente do lado de fora caótica com perda de blocos ejetados, dando a impressão que o anel sofreu uma parada abrupta.

Por que o material nessa porção não foi acelerado para criar um anel circular? Como o ponto em que o projétil se chocou com o terreno foi totalmente destruído pelo impacto, é difícil dizer que tipo de influência a geologia local pode ter tido na distribuição de energia. A resposta final permanece um mistério, mas provavelmente é seguro dizer que as litologias atingidas tiveram um papel importante aqui. O terreno ao longo dessa porção da costa do Mar Tranquilitatis é rugoso, e pode conter uma grande variedade de tipos de rochas, algumas das quais podem ser mais resistentes à escavação do que outras, criando assim um alvo heterogêneo para um bólido que está chegando. Um bloco parcialmente enterrado de rocha dura ou mesmo uma compactação acima da média no regolito poderia tudo que precisaríamos para explicar essas imagens.

O ponto de alta refletância que marca a localização do par de crateras Censorinus – Censorinus A pode ser visível através de pequenos telescópios observando a borda sudoeste do Mar TRanquilitatis começando a ser visível com a Lua no quarto crescente, mas as diferenças do albedo se tornarão mais evidentes com Lua minguante ou Cheia e as sombras mais curtas.

Fonte:

http://lroc.sese.asu.edu/news/index.php?/archives/469-An-Ill-defined-Portion-of-an-Otherwise-Circular-Rim.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.