fbpx
29 de fevereiro de 2024

Sonda LRO Faz Imagem de Cratera Na Lua Coberta Por Pedaços de Rochas


Essa cratera sem nome na Lua, mas extremamente rica em pedaços de rochas está localizada no interior da grande Cratera Aitken, no anel norte da Bacia Aitken do Polo Sul da Lua e tem um diâmetro de 480 metros. O interior da cratera Aitken acredita-se seja formada por um material de fluxo de lavas que ali surgiu posterior aos impactos, e que corresponde a uma superfície suave de baixa refletância. A cratera sem nome surgiu nesse local escavando esses fluxos de lava putativos muito tempo depois deles terem se solidificado.

Os pedaços de rochas de alta refletância dessa crateras estão distribuídos na sua maior parte dentro da cavidade da cratera, e muito poucos são vistos no material ejetado. A extensão do material ejetado traçada pelo contraste entre as regiões claras e escuras é pequeno se comparado com o diâmetro da cratera. Outra cratera com um diâmetro similar localizada a 3.4 quilômetros a nordeste também possui características similares, que são diferentes das crateras típicas com cavidades em forma de taça, suaves e com longos raios brilhantes.

As propriedades físicas do material alvo, nesse caso as camadas de fluxos de lava, e do projétil, podem mudar a forma final da cratera e a distribuição das rochas. Por que existem tantos pedaços de rochas encontrados no interior da cratera? Essa é uma boa questão, e nós ainda não sabemos a resposta. Talvez, o basalto seja muito fino aqui, e as porções inferiores da cratera expõem detritos sobpostos não consolidados como o material ejetado da cratera Aitken N. A forte diferença entre uma capa de basalto e o regolito pode ter um papel importante na distribuição dos pedaços de rochas. Esses tipos de crateras ocorrem em outros mares, e as origens são um tanto quanto misteriosas ainda. Mais uma vez imagens da sonda LRO mostram para todos nós um novo enigma sobre a Lua.

Fonte:

http://lroc.sese.asu.edu/news/index.php?/archives/476-Crater-Covered-With-Boulders!.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo