fbpx

Sonda LRO Detecta Padrão De Material Escuro na Cratera Vitello da Lua


A Cratera Vitello, localiza-se na borda sul do Mare Humorum na Lua, e é uma cratera de interior fraturado. Os taludes, incluindo as fraturas e os picos centrais já estão degradado, e são quase completamente cobertos por material fino e de baixa refletância. Pedaços de rochas podem ser discernidos nos taludes, mas não são afloramentos novos.

A imagens aqui mostram uma porção do pico central da Cratera Vitello, mostrando depósitos de baixa refletância entre as porções de material de relativa alta refletância coberta por pedaços de rochas. Esses depósitos de baixa refletância são encontrado em muitos lugares no interior da cratera e preenche os baixos topográficos , exceto pelos taludes ricos em pedaços de rochas. Qual é a origrm desses depósitos de baixa refletância? Seriam eles regolito madura? Se sim, por que só existem rochas maduras nos baixos topográficos? Esses depósitos de baixa refletância são exemplos de materiais piroclásticos? Se sim, qual é a fonte?

No caso dos depósitos piroclásticos, as erupções de fissuras poderiam ser a fonte. Contudo, em geral, depósitos de mantos escuros localizados na Lua são variáveis e tendem a se espessar próximo da fissura fonte. Mas neste caso, os depósitos de baixa refletância no interior da Vitello são uniformemente bem distribuídos e os blocos expostos de áreas de alta refletância ocorrem primariamente nos taludes. Consequentemente esses depósitos escuros podem ser um efeito de maturidade, com processo de perda de massa tendo exposto o material mais brilhante de alta refletância nos taludes. Mais observações e análises de outras imagens NAC da sonda LRO sobre essa cratera, combinada com as análises multiespectrais da câmera WAC da sonda LRO trarão novas ideias sobre a possível origem desses materiais escuros.

Fonte:

http://lroc.sese.asu.edu/news/index.php?/archives/450-Pattern-of-dark-deposits.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .