fbpx

Sonda LRO da NASA Registra Pequena Cratera Com Halo Escuro na Lua

O material ejetado de crateras formadas recentemente na Lua, geralmente é mais brilhante do que o material ao redor, pois ainda é imaturo. À medida que esse material permanece na superfície da Lua ele é vagarosamente alterado pelo vento solar além de ser atingido por micro meteoritos, o que o torna mais escura e desviando a cor. Essa mudança nas propriedades de refletância é conhecida como intemperismo espacial, ou maturação. Os impactos, quando ocorrem, escavam material localizado abaixo da superfície madura resultando assim nos raios de alta refletância. Se você for muito paciente e esperar por aproximadamente 500 milhões de anos poderia ver os raios se apagando vagarosamente à medida que o terreno amadurece. Mas a pequena cratera com 25 metros de diâmetro mostrada na imagem acima apresenta depósitos de material ejetado escuro, então o que está acontecendo nesse local?


 Essa pequena cratera está localizada próxima do Mar da Tranquilidade, 200 metros a norte da cratera Censorinus A. A área ao redor é coberta por material ejetado da Censorinus, que está 12 km de distância (as listras observadas  na superfície apontam para a cratera de origem). As áreas escuras e claras são misturadas e a pequenina cratera de material ejetado escuro está localizada na porção mais brilhante desse material ejetado. Os materiais dos raios mais brilhantes estão provavelmente no topo do material mais escuro, que simplesmente pode ser um solo maduro ou talvez material derretido por impacto do evento que originou a Censorinus. Assim, quando a cratera menor foi formada ela escavou material escuro localizado abaixo dos raios brilhantes.

Fonte:

http://lroc.sese.asu.edu/news/index.php?/archives/425-Dark-halo-crater.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .