fbpx

Sonda LRO da NASA Registra Materiais Com Diferentes Graus de Refletância Em Parede De Uma Cratera da Lua


A parede dessa cratera da Lua com 8.5 quilômetros de diâmetro e de idade Copérnica, localizada nas coordenadas 3.29?N e 100.25?W é listrada com material escuro. Quando os geólogos descrevem diferentes superfícies na Lua ou em objetos planetários eles usam os termos de alta refletância e baixa refletância. Nesse caso, a parede da cratera possui alta refletância, mas uma parte do material que fluiu pela parede da cratera é de baixa refletância. O que gera a baixa refletância desse material? Como ele é diferente do material de alta refletância na parede da cratera? Essa diferença é causada pela composição, pelo tamanho dos grãos ou por ambas as coisas? Esse fluxo é um fluxo granular ou o fluxo de um material derretido por impacto? As vezes esses dois tipos de fluxos podem se comportar de forma semelhante.

Algumas rápidas observações podem nos apontar para a direção correta. Primeiro, a cratera está localizada no lado escuro da Lua, em uma área de terras altas. Essa localização significa provavelmente que nós não estamos vendo diferenças na composição, como não existe nenhuma fonte próxima de basalto de mar que poderia ser responsável pelo material de baixa refletância. Segundo ponto, nessa imagem particular não existe evidência para depósitos de material derretido por impacto ao redor do anel da cratera, embora você possa encontrar evidências de material derretido por impacto no interior da cratera. A cratera não é grande o suficiente para desenvolver terraços onde o material derretido por impacto pode ter sido armazenado e então fluido. Desse modo esse fluxo é provavelmente granular e não de material derretido por impacto.


Fonte:

http://lroc.sese.asu.edu/news/index.php?/archives/433-Dichotomy.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .